Observatório da Adoção: Ações de Alimentos de Institucionalizados

Lançado no XIV Encontro Estadual dos Grupos de Apoio à Adoção do Rio de Janeiro o projeto Observatório da Adoção.

O Observatório Nacional da Adoção foi criado em 2017 pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do  Rio de Janeiro (IEP/MPRJ) com a finalidade de integrar profissionais, pesquisadores e instituições comprometidos com a garantia do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes. Inspirado no modelo do Observatório Permanente da Adopção, da Universidade de Coimbra (Portugal), tem como objetivo reunir estudos, atos normativos, notícias e iniciativas nacionais e internacionais, consolidando a análise e o debate sobre a adoção.

De acordo com dados de 2017 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há mais de 47 mil crianças e adolescentes em instituições de acolhimento de todo o Brasil, mas apenas 7.640 estão disponíveis para adoção. Ainda segundo o relatório, há quase 40 mil pretendentes habilitados, o que revela a necessidade e urgência em se identificar os entraves e barreiras ainda existentes para a inclusão dessas crianças e adolescentes em uma família.

Saiba mais em https://www.obnadocao.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

Nota Pública Angaad – 254/2024

A Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção – Angaad, por meio de sua Diretoria Executiva, tendo tomado conhecimento de situação ocorrida em Manaus/AM, na qual, em tese, houve constrangimento a uma família adotiva monoparental, durante atendimento de empresa de transporte aéreo, vem a público manifestar REPÚDIO a toda e qualquer ação que coloque em dúvida, cause constrangimento, desvalorize ou desrespeite a Adoção legal. SAIBA MAIS

Leia mais »

AGE 16/11/2024

Link de acesso para todos os participantes. Sala aberta a partir das 13h50 do dia 16/11/2024. Transmissão via ZOOM.

Leia mais »