O que acontece quando resolvemos agir de forma diferente, transformadora e inclusiva? O que acontece quando, no meio do turbilhão contemporâneo, aceitamos o convite para desacelerar, reencontrar nosso equilíbrio, contemplar e acolher quem está ao nosso lado e cuidar do meio ambiente?
Esse foi o desafio que CBMM e POSCO abraçaram, quando aceitaram o convite para um projeto que, como o próprio nome diz, ousa prometer transformações pessoais e sociais sensíveis.
Quando pensamos em Adoção, sempre nos vêm à mente as figuras de maternagem, paternagem, filiação e proteção recíproca em família. Daí surge a ideia de Atitude Adotiva, um conceito que amplia a noção de cuidado e a estende para a sociedade e o meio ambiente. É uma atenção especial para si, para o outro e para o lugar em que se vive.
Idealizado e desenvolvido pela ANGAAD, o projeto Atitudes Adotivas Transformam Vidas foi abraçado também pela comunidade escolar e pela sociedade como um todo, na mineira Araxá. Lá foram desenvolvidas oficinas presenciais, com um envolvente potencial transformador. Os subprojetos decorrentes, construídos pelas instituições de ensino, pelo Ministério Público e pelo Judiciário, não deixam dúvidas: a transformação foi – e é – uma realidade!
E a Atitude Adotiva precisava ir além. Justamente por acreditar na força por trás da multiplicação dessas práticas, o projeto foi pensado para ter um alcance ainda maior, transcendendo os limites territoriais da receptiva Araxá e do nosso caloroso Brasil. Sete módulos virtuais, conduzidos por profissionais de referência, foram cuidadosamente elaborados e permanecem disponíveis, no site da ANGAAD, de forma gratuita e em quatro idiomas.
Orgulhosa dos primeiros resultados do projeto, a ANGAAD convida você a ampliá-lo:
comece pela leitura das páginas da revista, aquecendo sua vida e seu coração com os resultados colhidos em Araxá;
dê vazão a essa boa energia, acessando os módulos virtuais;
construa seu próprio subprojeto pessoal ou institucional de transformação de vidas, multiplicando as mudanças, com olhar afetuoso, empático, inclusivo e sustentável;
compartilhe com a ANGAAD, oportunamente, o seu subprojeto, possibilitando a ampliação do impacto das boas práticas.
Atitude Adotiva: a gente faz junto!
Jussara Marra
Presidente da ANGAAD