LANÇAMENTO
O lançamento do projeto Atitudes Adotivas Transformam Vidas aconteceu, em 08/04/2024, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Araxá, no Triângulo Mineiro.
Foi uma oportunidade de expor as ideias centrais do projeto, seus objetivos e suas estratégias. A apresentação da essência das Atitudes Adotivas ficou por conta dos palestrantes: o advogado Bruno Borges e o coronel bombeiro militar veterano Anderson Passos. Eles trouxeram profundas reflexões sobre o tema, em diferentes cenários, materializando para o público uma expectativa do que poderia ser construído nos subprojetos.
Os representantes da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) ressaltaram o apoio fundamental da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e da Companhia de Aço e Ferro Pohang (POSCO). As duas empresas exercitaram sua responsabilidade social e demonstraram Atitude Adotiva, ao possibilitarem o desenvolvimento de uma série de subprojetos, capazes de impactarem positivamente quem participar diretamente e quem for destinatário deles. Antônio Júnior, falando em nome da Diretoria Executiva da Angaad, enalteceu a importância do trabalho em rede, com foco no enfrentamento de vulnerabilidades sociais, inclusive em relação a crianças e adolescentes. Eneri Albuquerque, a Diretora Técnica da Angaad, explicou como se desenvolveria o projeto: um eixo presencial, voltado para escolas de Araxá, e um eixo virtual, no formato de Ensino à Distância (EAD), composto por sete módulos virtuais assíncronos, com tradução em Libras, Inglês e Espanhol. Abertos ao público e completamente gratuitos, os módulos virtuais permanecem disponíveis no portal www.angaad.org.br. A arte de Luciano Estevão, Conselheiro da Angaad, trouxe a leveza do afeto, numa emocionante interpretação poética sobre amor e afeto.
O evento contou com a importante presença de estudantes de escolas araxaenses, principais destinatários e executores dos subprojetos. Também foi marcante a massiva representação de vários segmentos da sociedade, como os do Poder Judiciário, do Ministério Público, da CBMM, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Secretarias de Educação Municipal e Estadual, das escolas públicas e particulares, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Fundação da Criança e Adolescente de Araxá, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ciceroneando o evento, ao lado da Angaad, estava o Grupo de Apoio à Adoção Aquecendo Vidas, cuja atuação tem trazido avanços à proteção de crianças e adolescentes araxaenses.