A Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, por meio de sua Diretoria Executiva, vem a público informar que está suspendendo seu projeto de Busca Ativa, nos moldes em que ele estava normatizado.
A medida se dá em razão da evolução da Busca Ativa vinculada ao Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA, que tornou inócuo o projeto da Associação.
Para melhor aproveitamento das ferramentas atualmente disponibilizadas pelo SNA, a Angaad proporcionará programa de formação continuada para os integrantes dos Grupos de Apoio à Adoção. Assim, eles poderão desenvolver e multiplicar competências e habilidades, visando garantir a segurança socioemocional e jurídica para as crianças e os adolescentes aptos à Adoção, que são divulgados nos canais oficiais de Busca Ativa, seja no SNA ou nas demais iniciativas avalizadas pelo Judiciário.
O objetivo é acomodar as ações de Busca Ativa ao cenário atual, no qual o projeto da Associação perdera sentido prático, e possibilitar melhor utilização das ferramentas disponíveis, sempre tendo em vista a defesa do direito à Convivência Familiar para crianças e adolescentes acolhidos.
Uberaba/MG, 11 de setembro de 2024.
Diretoria Executiva
ANGAAD